RECORDAÇÕES - Lote 1

 

 

 

Foto 1

Um dos meus queridos amigos e seminaristas – Hoje mora na África com a família e é um abençoador.  Trata-se do Missionário Rev. João Barbosa, formado no seminário presbiteriano e sua esposa Sinara Barbosa.

 

Foto 2 e 3

Você conhece o Nanci Gonçalves – Era cantor evangelístico antes cantava nos “Cantores de Ébano” do Nilo Amaro.

 

 

Foto 4

Dr. Célio Galante, mineiro de Araguari casado com D. Célia Galante, formado em medicina especializado em Oncologia e presbítero da IPB por muito anos, hoje na Igreja Judaica Cristã, pai de uma linda família e é um dos meus “mecenas”.

 

Foto 5

É o fogo da fogueira... passa rápido... Mas ele nos aquece e acende o fogo que está em nós. Somos um povo quente e damos graças a Deus que nos escolheu... São Miguel Paulista noite da fogueira, escola Tobias de Aguiar um exemplo em Educação.

 

Foto 6 e 7

Pequena igreja em Baianópolis-MT. É zona de garimpo. O primeiro e único letreiro feito de Rev. Evandro Luiz da Silva.

 

Foto 8

Nesta foto está: Fileira traseira da esquerda para direita: Rev. Beijamim, Rev. Evandro Luiz da Silva e Rev. José Costa (meu querido Pastor na mocidade e grande plantador de Igreja). Fila da frente da esquerda para direita: Lurdinha (ex. aluna do IBEL, que foi convidada pela Igreja para realizar uma EBF e as comemorações de fim de ano), Jane Velasco... e uma jovem da igreja. Isso foi dia 14-12-1961 – aniversário da Lurdinha.

 

Foto 9

Ao meu lado está o Rev. João Wilson Faustini, formado em música sacra pelo Seminário de Princeton. Ele é um dos maiores compositores e tradutores de música sacra do Brasil.

 

Foto 10 e 11

EBF realizada em Uberlândia em 1961. Veja se reconhece alguém daquela época e se comunique comigo. Eu era o auxiliar da D. Lurdinha.

 

Foto 12

Presbítero Jorge, sua esposa e filha da igreja de São Miguel Paulista.

 

Foto 13

Rev. Evandro ao centro sendo entrevistado por Hebe Camargo na década de 60.

 

Foto 14

Eu sou a esquerda e meu irmão artista da Praça é Nossa (SBT), com o bordão “To de oio no sinho”, quando locutores de rádio PRC6 Difusora de Uberlandia na década de 60.

 

Foto 15

 

Quarteto masculino do Seminário Menor da IPB e IPI, em Jandira São Paulo e ao fundo Rev. Silas Augusto.

 

Foto 16

Eu na cidade de Deus em uma visita do Seminário Menor JMC, em 1963. Estou declamando a poesia da CHIMBICA e ao lado Ubirajara de Campos, hoje professor universitário em Sorocaba-SP.

 

Foto 17

Da esquerda para direita: Rev. Josué Morais (atualmente na IPB de Ribeirão Pires), Rev. Prof. Daniel Piva (Leciona do Seminário JMC, Campo Belo), Eu e Lurdinha, em 10-01-1995, em visita na EBD da IPB de Vila Pires.

 

 

Foto 18

Eu em meu escritório em Santo André-SP após uma visita em Londres na casa do fundador do escotismo mundial.

 

Foto 19

Esta é uma foto histórica da minha formatura e ordenação ao Sagrado Ministério no ano de 1969, em Campinas-SP. Compareceram 32 pastores. Da esquerda para destaco Dr. Eduardo Lane (Reitor do Seminário) e Rev. Nelson (Presidente do Presbitério de Juquiá) e outros ilustres.

 

Foto 20

Eu, Lurdinha e Dario Pereira (Missionário Presbiteriano no Paraguai), de frente da 2ª Igreja Presbiteriana construída nesse país, plantada por Lurdinha e eu em 1992.

 

Foto 21

Tive o privilégio de participar de várias reuniões executivas da IPB e essa foto é a reunião executiva da IPB, na presidência de Rev. Edésio de Oliveira Chequer.

 

Foto 22

Eu e Rev. Dario na minha casa em Santo André-SP.

 

Foto 23

Eu e Rev. Hude Marques Garcia na igreja do Rev. Jumper. Foi representando a IPB numa tarde em que a Igreja EPC da Améria recebeu 4000 membros da PCUSI.

 

Foto 24 e 25

 

Membros da executiva da IPB em reunião em Brasília-DF.

 

Foto 26

Da esquerda para direita: Geraldo Heuvécio de Melo um dos meus amigos (mais chegado que um irmão) e o Rev. Carlos Iapequino, hoje pastor em Vitória do Espírito Santo.

 

Foto 27

Grupo do Tiro de Guerra 60 em Uberlândia-MG, em 1955. Eu estou no centro da foto.

 

Foto 28

Eu e o Rev. Valdir Ferreira em visita ao mesmo quando eu fui Presidente da Junta de Missões Estrangeiras da IPB.

 

Foto 29

Uma linda viagem de avião e de boné está Sr. Joel (empresário em São Paulo), ao seu lado Adilson Neves (Ex. Presidente da Universidade Presbiteriana Mackenzie) e sua querida esposa D. Gody. Da saudades...

 

Foto 30

Eu e Rev. Luiz Buche num congresso em Seul na Coréia do Sul.

 

Foto 31

Na minha frente Rev. Wills Banques Leite, convidado especial do aniverário da IPB de Santo André.

 

Foto 32

Numa das minhas viagens a Europa estive na Suiça e visitei o monumento dos reformadores, fui ao colégio e a Catedral João Calvino e assentei-me na cadeira do grande reformador, João Calvino.

 

Foto 33

Foto da First Churcg of Christ in Hadford, na qual eu preguei durante um ano enquanto eu morava nos EUA e trabalha como plantador de igreja dessa denominação.

 

Foto 34

Em uma das minhas visitas à Inglaterra está “The Twin Towers at West of Westminster” e ao fundo o famoso relógio Big Bam, um dos relógios mais famosos do mundo. Fui muito abençoado assistindo 3 cultos nessa catedral.

 

Foto 35

Realizei uma série de pregações sobre missões na 1ª IPB de Curitiba-PR, cujo Pr. É o atual vice presidente do Supremo Concílio da IPB um dos abençoados e ungidos Pastores de nossa denominação.

 

Foto 36 e 37

 

Um dos hotéis do Rev. Mackentile, fundador da Igreja Fundamentalista nos EUA. Essa foto 37 mostra o Christian Admiral em Cape May, EUA, onde a convite ministrei 3 dias à Igreja San Paul Church in Newark, New Jersey em 1989.

 

Foto 38

Um dos edifícios do Instituo Gammon, que é uma escola Presbiteriana centenária, fundada por missionários Norte-americanos em Lavras-MG, onde trabalhei como diretor Pedagógico assim que me formei em Pedagogia.

 

Foto 39

IPB de Alto Jequitibá-MG, onde foi Pastor o querido Rev. Cícero Siqueira. À noite essa torre é iluminada com a seguinte expressão: Quem salva é só Jesus. Ela fica no alto de uma montanha, de sorte que todos os que passam na parte baixa da cidade pode ler aquele escrito que vem como uma seta caindo do céu toda iluminada.  Preguei nessa igreja por mais de uma vez em congressos de Mocidade.

 

Foto 40

Essa é a 1ª IPB de Goiás, situada na Rua 68. Fui pastor durante 5 anos desta igreja. Fundamos no nosso pastorado mais 4 igrejas na mesma cidade. Continuamos a construção do Instituto Presbiteriano de Educação (IPE). Plantamos a igreja do setor Bueno, onde há uma grande extensão do IPE. Na Igreja Central de Goiana funcionou em seus primeiros anos o Seminário Presbiteriano Brasil Central. Antes de sair de Goiania tivemos o privilégio de derrubar após um culto de despedida este templo deixando aprovada a planta do novo templo que é um dos mais lindos templos da IPB no Brasil.

 

Foto 41

Primeiro casamento presbiteriano realizado no Paraguai.

 

Foto 42

Meu primeiro ato pastoral, que foi um casamento de minha prima Vania na IPB da Penha-SP.

 

Foto 43

Casamento do abençoado casal de missionários presbiterianos no Paraguai, Rev. Cornélio e Emma, sendo ela de Concepcion no Paraguai e foi ovelha do Rev. na sua adolescência.

 

Foto 44

Da esquerda para direita: Eu, Lurdinha, senhora Plutarca, mãe dos 2 pastores presbiterianos paraguaios: Buenaventura e Eulógio Gimenes Lopes, formados no Brasil no IBEl eem Minas Gerais e no Seminário Presbiteriano do Sul em Campinas. Por último a D. Benedita Garcia, minha querida sogra.

 

Foto 45: 

E quem diria que esse menino pobre nascido no Carmo do Paranaíba-MG, criado na sua infância em Patos de Minas-MG e sua adolescência e mocidade em Uberlandia-MG de onde saiu para o seminário em São Paulo capital, tivesse tantos privilégios?

 

Quem pensaria que de Uberlandia Deus levantaria um missionário, plantador de igreja e pastor, um presidente da Junta de Missoes Estrangeiras, um secretário Geral da Mocidade, um escritor de livros evangélicos (Best Sellers) etc. Filhos do pedreiro Geraldo Silva e da doméstica Aurora Silva. E que ele pela graça de Deus viesse a se formar em Teologia, Filosofia, Pedagogia e com Mestrado em Missões. Pastor de várias igrejas abençoadas. Plantador da Igreja Presbiteriana do Paraguai, atualmente com 75 e jubilado aos 70 compulsoriamente, continua ativo no pastorado da IPB de São Caetano do Sul, cujo pastor titular é o Rev. Neuci Silva, auxiliado também por Rev. Márcio Pereira.

 

Foto 46

Casamento realizado na IPB de Santo André, de Lutéro (com seus pais ao lado) e Lílian (com sua mãe ao lado), também eu e D. Lurdinha, em 1986. OBS: Durante o meu pastorado, até agora, 43 anos tive o privilégio de realizar mais de 300 casamentos, sendo alguns religiosos com efeito civil. Graças a Deus.

 

 

Foto 47

Nessa foto aparece a minha querida e abençoadora família. Da esquerda para direita sentado está: meu irmão caçula Guein (Ildeo Silva), Antonio Carlos da Silva (Tita), Ana Lúcia Silva (luia), minha querida progenitora D. Aurora Maria de Jesus e Aroldo Silva. Da direita para esquerda: meu progenitor, meu querido amigo Geraldo Candido da Silva, minha Irma Cleuza Silva, Lauro Moisés Silva, Clayton Geraldo Silva e eu. Por favor, orem pelos meus irmãos e suas famílias. Papai e mamãe já estão com Jesus.

 

Foto 48

Seleção brasileira de futebol deixou de observar e convocar alguns dos grandes jogadores de futebol. Segue-se a escalação dessa seleção: Ajoelhado da esquerda para direita: Almir Boaventura, Ernani, Miranda, filho de Sebastião Primo. Em pé da esquerda para direita: Sebastião Primo, Filemom Ribeiro Cruvinel, Odelmo Manhas Nascente, Evandro Luiz (o craque) e Prof. Alinor.

 

Foto 49

Segundo congresso de confederações em Goiania, em 1976, com mais de 600 delegados.

 

Foto 50

Dr. Josimar dos Santos Rosa, ilustre Prof. de Direito, um dos grandes líderes da mocidade presbiteriana do Brasil. Ao fundo aparecem o Pb. Paulo Breda Filho ex. presidente do Mackenzie e do Supremo Concílio da IPB e Rev. Evandro (naquela época Pr. em Goiania).

 

Foto 51

Em 1974 vim do Paraguai a convite para ser um dos preletores do III Congresso dos Homens Presbiterianos do Brasil entre os dias 23 a 26 de fevereiro. A liderança desse Congresso coube a ilustres líderes da IPB, tais como: O ilustre, consagrado e ungido de Deus Rev. Isaías Maciel do Rio de Janeiro à minha direita e o também ilustre, abençoador e ungido Pb. Dr. Hélio Ferreira de São Paulo.

 

Foto 52

I Congresso da Mocidade Presbiteriana Norte-Nordeste em 28-01 a -01-02 na década de 70. Está representada nessa foto a mesa que liderou o Congresso dos quais eu cito, da esquerda para direita: Pb. Joel de Volta Redondo, Dr. Josimar dos Santos Rosa, Evandro Luiz da Silva, Robertinho (grande líder do trabalho nacional), Rev. Wisdenil, Rev. Alceu Davi Cunha (secretário geral da Mocidade) e Rev. Arinaldo Ribeiro. Dá saudades...

 

Foto 53

Quero apresentar-lhes o meu famoso terno xadrez, o tempo em que eu me senti mais bonito como pregador. Fui pregador do I Congresso de Mocidade Presbiteriana no Norte-Nordeste.

 

Foto 54

Um grande congresso de Mocidade do Presbitério do Triangulo Mineiro em Patrocínio-MG.

 

Foto 55

Rev. Salvador Ganhoto ilustre pregador da IPB e excelente violinista.

 

Foto 56

Uma foto histórica. Da direita para esquerda está o consagrado Pb. Antonio Soares Ribeiro (já falecido), ex. diretor da CEP (Casa Editora Presbiteriana), fundador-proprietário da Editora SOCEP. Ao centro Rev. Silas Augusto Stcherne, meu substituto no pastorado da IPB do Paraguai. Ao fundo o fusca que foi levado para a obra missionário daquele país, e eu.

 

Foto 57

I Encontro Nacional da mulher Presbiteriana em Serra Negra-SP, nos dias 24 a 26 de setembro de 2004. Lurdinha e eu fomos como representantes da LPC. Nesta foto eu estou entregando a um dos funcionários do Hotel um exemplar do cada dia.

 

Foto 58

Primavera nos EUA. Cantor evangélico Oseias Silva e eu.

 

Foto 59

A minha esquerda o Rev. Reginaldo Correia de Carvalho e a minha direita o abençoado pregador e ex. secretário da 3ª idade da IPB e Pastor da IPB de Brasília o Rev. Odail Carvalho Sandoval.

 

Foto 60

Liderança do Presbitério de São José do Rio Preto, onde estou no centro exibindo a minha linda barba.

 

Foto 61

Foto histórica de um dos Supremos Concílio da IPB realizado em Brasília XXXIV Reunião de 13 a 18 de Julho de 1998. Da direita para esquerda você conhecerá 6 ex. secretários gerais do trabalho da mocidade presbiteriana do Brasil: Rev. Ludegero Bonilha de Morais (secretário executivo do Supremo Concíllio reeleito), Rev. Cleomenes Anacleto, Rev. George Canelhas, Rev. Cap. Valter, Eu, Rev. Enos Moura.

 

Foto 62

Aniversário da IPB de São Miguel Paulista. No púlpito Rev. Folton Nogueira (ex. Diretor do Seminário JMC).

 

Foto 63

Ao centro com a Bíblia na mão, Rev. Caio Fábio de Araújo Filho, em abril de 1995, quando presidiu o congresso de ação social no Rio de Janeiro.

 

Foto 64

IV Congresso Brasileiro de Missões em águas de Lindoia São Paulo, em 2005. Ao meu lado Rev. Russel Shedd.

 

Foto 65

Eu pareço um Coreano? Fotografia do Congresso AD 2000 em Seul na Coreia.

 

Foto 66

Em Cananéia-SP tive o privilégio de ser preletor de um dos congressos do Instituto Haggai.

 

Foto 67

Rev. Adail Sandoval que por algumas décadas foi pastor querido da IPB de Brasília.

 

Foto 68

Congresso AD 2000, Seul Coreia, com o Rev. Jeremias Pereira, amado pastor da 8ª IPB de Belo Horizonte de camiseta vermelha.

 

Foto 69

Rev. Luiz Busch e sua esposa representante no congresso AD 2000, Seul Coreia, quando presidia o COMEBAN. Ao fundo atrás, eu, um grande cantor.

 

Foto 70

Lurdinha e eu no ano de 2010, completando 46 anos de casado com uma vida conjugal abundante, pela graça de Deus, sendo ela responsável direta pelo congresso e alegria do nosso lar.

 

Foto71

Congresso AD 2000 Seul Coreia. No canto da foto, na primeira fila aparece o Rev. João e eu

 

Foto72

XXVIII Reunião do Supremo Concílio em Belo horizonte-MG. Na frente estão: Rev. Natanael Leitão de Almeida, Rev. Obedes Cunha, Rev. Valdir Carvalho Luz, Rev. Evandro Luiz da Silva, Pb. Dr. Paulo Breda Filho e Rev. Jacinto Pereira Filho.

 

Foto 73

No ano de 1976, houve um grande encontro da Mocidade Presbiteriana do Brasil, o II Congresso de Confederações conjugadas em Goiania-GO. Nesta foto você encontra uma grande maioria da liderança do referido congresso. Comente essa foto comigo, porque ficarei feliz.

 

Foto74

Um dia um pastor coreano teve no coração sentimento de levar 100.000 jovens a decisão de viverem suas vidas por Cristo até a morte. Não era morrer por Cristo, mas viver para o Senhor. Isso se realizou no AD 2000, representado nessa foto.

 

Foto75

Esta foto me emociona ao ver nela o grande, ilustre, dinâmico e ungido pastor evangélico por mais de 4 décadas secretário regional da SBB em São Paulo, Rev. Ivan Espíndola de Ávila. Ele também foi deputado por 3 mandatos em São Paulo. Escreveu vários livros e também foi pregador internacional, visitou muitas igrejas do Brasil e tinha um espírito eclético. Tive o privilégio de ser seu assessor por 3 anos. Não sei falar deste homem sem sentir profunda saudade no coração.

 

Foto76

Na XXVIII Reunião do Supremo Concílio em Belo horizonte, se reuniram num dado momento os ex. MANUELINOS (JMC Jandira São Paulo), dos quais eu era um deles.

 

Foto77

Ao meu lado está o meu grande amigo presbítero e Gideão de Melo da cidade de Patrocínio em Minas Gerais.

 

Foto78

Nesta foto aparece a direita o PB. Almir Boaventura, (filho de seu Nezinho), muito querido, ajudador de seminaristas e pastores.

 

Foto79

Ao meu lado eu tenho grande privilégio de ser o pastor convidado para o culto de quase 100 anos do seu “Nezinho” Boaventura. Baiano de coração que viveu muitos anos de sua vida em Montes Claro – MG.

 

 

Foto80

Esse baterista chamado Fabiano, foi minha ovelha na IPB de Goiania, filho do cantor e pregador Odelmo Manhas Nascente, que juntamente com sua mãe D. Euzi Manhas Nascente foram os meus grandes apoiadores de meu ministério naquela capital.

 

Foto81

Nesta foto com terno cinza aparece o “ARTILHEIRO DE DEUS”, jogador do Flamengo, do Fluminense, do Palmeiras, jogou na França, no Japão. Iniciou sua carreira profissional em Goiania onde mora com sua família. Um homem consagrado, de bom testemunho e de grande visão missionária.

 

Foto82

Uma grande igreja em arquitetura Gótica, do tempo dos Mouros. Assisti a apresentação de um coral da cidade de Exeter, Inglaterra.

 

Foto83

Da esquerda para direita Rev. João Subjaque, um homem consagrado e de grande visão missionária, pastor no Estado do Paraná no congresso AD 2000. Esta igreja que aparece ao fundo é para 20.000 membros. Ao centro da foto está o Pastor Quin.

 

Foto84

Eu me sentia muito bem dentro de meu clegman (colarim clerical). Eu me sentia outro homem... MUITA VAIDADE.

 

Foto85

Rev. Olson Pemberton Jr, missionário americano no Brasil por muitas décadas. Diretor muito amado do JMC Jandira – SP. Meu tutor eclesiástico e da Lurdinha. Aposentou-se e jubilou-se na igreja americana, mas preferiu viver no Brasil. Quando eu me formei ao ser abraçado por ele, lhe fiz a seguinte pergunta: “o que eu posso fazer para agradecer a sua bondade?” ele respondeu: “FAÇA POR OUTRO JOVEM, PORQUE FIZERAM ISSO POR MIM”. Desde 1969 eu venho tutelando com amor e às vezes até com lágrimas alguns jovens no seu preparo para o ministério sagrado. Foram mais de 30 jovens, dos quais eu espero também a mesma gratidão fazendo por outro a mesma coisa...

 

Foto86

Rev. Olson Pemberton Jr impetrando a Benção Apostólica. A este pastor eu e Lurdinha devemos muito e nós o chamamos de pai.

 

Foto87

Rev. Saulo de Castro Ferreira, pastor abençoador, mineiro, professor do IBEL por muitos anos e pastor da igreja de Patrocínio - MG. OBS: foi hospedado na sua casa que eu me decidi definitivamente deixar o humorismo profissional e me preparar para o pastorado.