4 de Fevereiro 

 

Solidão 

 

Leitura Bíblica: Salmo 22.1-5, 11 

 

É melhor ter companhia do que estar sozinho (Ec 4.9). 

 

   “Antes só do que mal acompanhado.” Este é um provérbio popular que alerta contra a inconveniência das más companhias. A escritura, porém, afirma o contrário. Observe a declaração de Deus no ato de criação de Eva: “Não é bom que o homem esteja só” (Gn 2.18). O próprio Criador  reconheceu a necessidade que o ser humano tem de companhia.

    Por outro lado, observando a vida, notaremos que há um grande contingente de homens e mulheres que vivem em solidão. É solitário o alpinista que alcança os altos cumes das montanhas. Também solitário é Amyr Link, o notável desportista brasileiro que cruzou os mares e oceanos da terra. Há uma significativa parcela de solitário vivendo no meio das multidões nas grandes metrópoles. São idosos, divorciados, abandonados, homens e mulheres de rua, isolados pelo preconceito ou pelo orgulho.

    A regra para o bom viver é buscar companhia, comunhão, compartilhamento, tanto com os homens como, principalmente, com Deus. O exemplo de Jesus é altamente significativo. Poder-se-ia dizer que Jesus foi um homem solitário, pois, na tentação do deserto, no Jardim do Getsêmani, e em outros momentos do seu ministério, enfrentou sozinho as mais difíceis situações relatadas nos evangelhos.

     Muitas vezes seremos homens e mulheres solitários a enfrentar a vida. Contudo, não há verdadeiramente solidão para quem confia em Cristo. Foi assim com Paulo e com outros servos de Deus no passado, e continua sendo nos dias de hoje. Cristo é nosso companheiro e caminha conosco como fez com os discípulos de Emaús (Lc 24). Quando tudo parece falhar, quando os amigos se vão, quando não há mais esperança no horizonte, levante seus olhos e veja pela fé: Cristo está ao seu lado. Ele é o socorro de sempre, a mão estendida para amparar, o braço amigo e companheiro para conduzir e sustentar. É bem melhor ter Jesus como amigo e companheiro, pois vivendo em comunhão com ele nunca estaremos sós. – CT 

 

       Até na mais perturbadora solidão... Cristo está conosco.