8 de Fevereiro 

 

Terapia do perdão 

 

Leitura Bíblica: Mateus 18.23-35 

 

O senhor daquele servo teve compaixão dele, cancelou a dívida e o deixou ir (Mt 18.27). 

 

    O pecado é uma herança recebida de nossos antepassados, sendo uma experiência cotidiana na vida de todos nós. Sua abrangência é universal e continuará no correr dos anos e das gerações até a volta de Cristo. O pecado nos trouxe conseqüências e resultados imediatos: são tragédias na relação do nosso “eu” interior com o “eu” exterior. Também se refletem em nossos relacionamentos com o nosso próximo, mas principalmente em nossa relação com Deus.

    No Antigo Testamento, a palavra é hata e no Novo Testamento, a palavra é hamartia; ambas são traduzidas por pecado e tem o significado literal de “errar o alvo”. Jesus Cristo não negou que atos errados sejam pecados, mas deu ênfase em que o pecado se inicia no interior do homem, desencadeando então seus atos exteriores. Por esse motivo, quantos doentes existem por causa de tribulações e mágoas, coisas que deixam marcas no mais íntimo de nossa vida. Ódio, revoltas, frustrações de decepções minam pouco a pouco a nossa vida, destruindo a saúde física e emocional e, como conseqüência, a nossa vida espiritual.

    Não perdoar é pecado e sabemos de quanta gente que anda enferma em decorrência do pecado da falta do perdão. Na parábola relatada acima, Jesus mostra a cada um de nós a cura dessa doença da falta de perdão. Podemos ver que devem acontecer duas restaurações: (1) como o rei que perdoou; (2) como aquele que recebeu o perdão.

    Na oração que Jesus ensinou (Mt 6.9-15) sentimos que a bênção do perdão é a terapia que vem dos pecados perdoados. Perdoar é ser liberto de sentimentos que adoecem a alma e podem atingir o corpo. Para termos comunhão com Deus é preciso imitá-lo sempre, sabendo perdoar com ternura. Que o Senhor nos faça entender que perdoar é terapia e que essa ação possa nos acompanhar sempre, até a volta de Jesus. – EOL 

 

                 Perdoe e livre-se de um veneno espiritual.