17 de Março

 

Terceira idade

 

Leitura Bíblica: Salmo 18.1-29

 

O Senhor é a minha força... o meu Deus é o meu rochedo em quem me refugio (Sl 18.2).

 

     Impressiona o que Davi diz aqui sobre Deus. Percebe-se que ele já tinha longa experiência com o Senhor. Penso que Davi já estava na chamada “terceira idade” ao escrever este salmo. Ele reconhece que Deus foi sempre sua força, sua rocha, sua fortaleza, seu libertador, seu rochedo para refúgio, seu escudo e sua força de salvação.

    Ao ler mais uma vez este salmo, veio-me a pergunta: poderia acrescentar algo a esta lista de qualidades de Deus? Concluí, com gratidão, que posso fazer minhas as palavras de Davi. Que bênção é envelhecer e recordar os grandes feitos de Deus no dia-a-dia! Houve situações de fraqueza no passado? Se houve! Mas o Senhor foi sempre a minha força. Na insegurança ele se revelou a rocha segura. Houve também tempos de ameaça à liberdade com ataques de todos os lados. Todavia, no  tempo próprio o Senhor se manifestou como libertador e refúgio. Que glória! Posso contar com ele ainda hoje e amanhã, segundo sua promessa por meio do profeta Isaías: “Mesmo na sua velhice, quando tiverem cabelos brancos, sou eu aquele, aquele que os susterá. Eu os fiz e eu os levarei; eu os sustentarei e eu os salvarei” (Is 46.4).

     Alguém poderá argumentar que essa profecia seria para o povo de Israel. Sendo assim, humildemente faço também minha aquela afirmação da mulher Cananéia: “até os cachorrinhos (pessoas de fora de Israel) comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos” (Mt 1.27). Recordo também Tito 22: “Os homens mais velhos (sejam) moderados, dignos de respeito, sensatos e sadios na fé, no amor e na perseverança”.

    Finalmente, a Palavra nos diz: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Rm 10.13). Assim o Senhor me sustentou quando jovem e nele confio ainda agora, quando as forças físicas se vão. O Senhor, entretanto, continua sendo força da minha salvação. – HM

 

Jesus prometeu: Estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos!