23 de Março

 

Notícias

 

Leitura Bíblica: Habacuque 2.1-20

 

O justo viverá pela sua fé (Hc 2.4b).

 

    O que fazer quando a notícia da violência pelo televisou já não nos deixa indignados por ser simplesmente mais um caso de violência? Como agir sabendo que muitas vezes aquele que multiplica os seus bens injustamente é quem mais deveria fazer algo pela justiça? O que dizer ás vítimas das injustiças quando parece improvável que exista um Deus que ama a justiça e está no controle de todas as coisas?

    O profeta Habacuque esteve diante de um dilema parecido com o que vivemos hoje; viu a cidade tomada pela violência, homens enriquecerem injustamente, os caldeus avançarem contra o povo de Deus. Não havia mais o que fazer; então indignado, se põe diante do Senhor em oração e espera uma resposta. A atitude de Habacuque é a que nós devemos ter; ele toma conhecimento dos fatos: da violência da criminalidade e das injustiças contra o povo de Deus, mas não se apavora:  apresenta-se ao Senhor. Então Deus responde e pede que ele escreva a resposta de forma legível em uma tábua para que todos leiam facilmente. O que Deus diz é para todos e quem recebe a mensagem deve torná-la conhecida o quanto possível para que não restem desavisados da soberania divina. Deus não fala de um sistema econômico que precisa ser mudado, mas do que se passa no coração do homem que deseja a maldade; aos justos não diz que amanhã irão acordar num país justo, mas que estes deverão viver pela fé em Deus. Aos homens maus pronuncia cinco vezes a expressão” Ai” para lembrar que a Deus ninguém engana e que a sua justiça é eterna.

  Por fim, o Senhor anuncia que está em seu templo, e que é para lá que devem ir todos aqueles que, pelas más notícias, não vêem sentindo de viver num mundo injusto. É no templo de Deus que partilhamos a nossa fé com outros cristãos e podemos anunciar a mensagem de Deus para um mundo sem esperança. – LM

 

   A boa notícia da esperança em Deus só pode ser anunciada pelos que vivem pela fé.