14 Abril

 

Verdadeiros exemplos

 

Leia -> 11:1-28

...Por meio da sua fé Abel, mesmo depois de morto, ainda fala (v.4).

 

     Lista número um: Roberto Carlos, Joquebede, Tom Cruise, Salomão, Britney Spears,

Manassés. Lista número dois: Flamengo, Hititas, Los Angeles Lakers, Babilônios, Real Madrid, Filisteus. Quais desses nomes são familiares no mundo hoje? Qual soa mais familiar para você?

   Você pode ter reconhecido Roberto Carlos, Tom Cruise e Britney Spears. Mas talvez, tenha tido dificuldades para saber o significado dos nomes Joquebede, Salomão e Manassés.

    Flamengo, Los Angeles Lakers e Real Madrid são equipes que já ganharam vários títulos esportivos. Mas e os Hititas, Babilônios e os Filisteus? Você sabia que eles tiveram um papel predominante na história bíblica e que fizeram parte de algumas das mais importantes “disputas” que já aconteceram?

   Há centenas de histórias bíblicas de heróis brilhantes e vilões que são emocionantes para se estudar. Existem também as histórias de pessoas conhecidas por sua fé (Hebreus 11:2). Pelo fato de eu estar morando em Uganda – lar da fonte do rio Jordão – a história de Joquebede é sempre relembrada. Esta personagem do Antigo Testamento tomou seu bebê de três meses e o colocou entre as algas do rio Nilo, infestado por cobras e crocodilos (Êxodo 2:1-3). O que Joquebede fez demonstrou uma confiança extraordinária no amor e provisão de Deus. A sua arriscada atitude salvou a vida de seu filho Moisés. Ele veio a ser usado por Deus para libertar os israelitas da escravidão no Egito (3:10).

    Joquebede e seu marido foram premiados com um lugar no prestigioso “Corredor da Fé de Hebreus 11 (v.23), por terem ignorado os éditos homicidas de seu rei terreno. Em vez disso, confiaram no seu Pai celestial.

    A Palavra de Deus brilha sobre centenas de pessoas cuja fé uma vez já brilhou. O que seu “exemplo de fé” falará às futuras gerações?

 

- Roxanne Robbins