19 Abril

 

Santa Ceia?

 

Leia -> Lucas 22:7-20

Depois pegou o pão e deu graças a Deus. Em seguida partiu o pão e o deu aos apóstolos, dizendo: - Isto é o meu corpo que é entregue em favor de vocês. Façam isto em memória de mim (v.19).

 

       Recentemente, fui o pregador de um culto dominical de Santa Ceia em uma igreja. Quando o pastor pediu para eu conduzir a cerimônia da Comunhão, fiz da forma que minha igreja faz. Mais tarde, o pastor local informou-me que não era da maneira que costumavam fazer. Entretanto, ele disse, foi bom para a congregação experimentar outra forma de celebrar a Comunhão.

    Independente de como é celebrada, a Santa Ceia é um ato de lembrança iniciado por Jesus. Por volta de 3.450 anos antes de Jesus realizar a primeira ceia, Deus ordenou aos judeus que observassem a refeição da Páscoa para lembrá-los como o sangue de um cordeiro os tinha protegido da morte certa (Êxodo 12:1-14; 13:14-16). Horas antes de subir à cruz, Jesus observou a refeição da Páscoa com Seus discípulos e transformou-a na Ceia do Senhor (Lucas 22:13-20).

     Assim como a refeição da Páscoa, a Santa Ceia cumpre quatro funções importantes:

    ° É comemorativa. Aponta novamente à cruz onde Jesus, nos salvar de nossos pecados e da morte eterna (vv.19-20).

   °  É instrutiva. Dá-nos uma oportunidade para ensinar nossos filhos sobre Jesus. Acredito que Deus quer que os pequeninos façam parte da Ceia do Senhor. Ela oferece aos pais a oportunidade de falar aos seus filhos sobre o que o Senhor fez (Êxodo 12:24-27; 13:14).

   ° É evangelística. Lembra-nos de que todas as vezes que comemos o pão e tomamos o cálice, estamos publicamente anunciando a morte de Jesus (1 Coríntios 11:26).

  ° É profética. Lembra-nos que Jesus está  voltando (v.26). A Santa Ceia é vital para os cristãos. Participe com freqüência!

 

- K. T. Sim