27 Abril

 

Edifícios tofu

 

Leia-> 1 Coríntios 3:9-15

...usam ouro ou prata ou pedra preciosas [...] em cima do alicerce. [...] outros usam madeira ou capim ou palha. O Dia de Cristo vai mostrar claramente a qualidade do trabalho de cada um (vv.12-13).

 

         Um poderoso terremoto de magnitude 8.0 graus abalou a província Sichuan no sudoeste da China no dia 12 de maio de 2008. Ele foi sentido no norte do Paquistão e causou destruição numa área três vezes maios que o tamanho da Bélgica. Mais de setenta mil pessoas morreram e outras 365 mil ficaram feridas.

    Apesar de os edifícios na zona do terremoto terem sido supostamente construídos para suportar um abalo de magnitude 7.0, mais de 4,7 milhões de casas e prédios ruíram. As autoridades advertiram que os responsáveis pelos edifícios “tofu” seriam severamente castigados (tofu =queijo que se parte facilmente; significando: construção com material de má qualidade).

     Uma construção sólida é importante para edifícios e para nossa vida espiritual também. Paulo comparou a vida cristã a um edifício (1Coríntios 3:9) e ele ofereceu duas medidas de segurança.

     Primeiro, verifique as subestruturas. Cada prédio apóia-se numa  fundação. Somente Jesus é o nosso alicerce (1 Coríntios 3:11; Atos 4:1,12). Se Ele é o nosso eterno abrigo (Isaías 26:4), sobre o qual construímos, estamos realmente salvos e seguros.

     Segundo, verifique a superestrutura. Estamos construindo uma superestrutura permanente ou temporária? O ouro, a prata e pedras preciosas mencionados no versículo 12 referem-se à qualidade duradoura da obra do construtor; e a madeira, o feno e a palha, referem-se ao trabalho que é temporária e inferior.

     Quando estivermos diante do tribunal de Cristo (2 Coríntios 5:10), nossas obras serão provadas pelo fogo (1 Coríntios 3:13). Sobre este julgamento, um escritor da Bíblia diz que não é questão de salvação, a qual é um dom (Romanos 6:23) ...mas de serviço, que será julgado com base em qualidade, e não quantidade. Outro escreve, “Pois pela graça de Deus vocês são salvos [...] não é o resultado dos esforços de vocês [...]  as obras...” (Efésios 2:8-10). Nossa recompensa (1Coríntios 3:14) ou perda de recompensa (v.15) depende de como construímos.

 

- K. T.Sim