9 de Maio

 

Encontrando seu tom

 

Leia-> Jeremias 1:4-19

...vá e fale com as pessoas a quem eu o enviar e diga tudo o que eu mandar, tem dar. Não tenha medo de ninguém, pois eu estarei com você para protegê-lo. Sou eu, o Senhor, quem está falando (vv.7-8).

 

       Li Xuedong, da cidade de Shangfan, China, tem uma voz que pode literalmente parar o trânsito. Conforme as medições, o som das suas estrondosas cordas vocais pode atingir 120decibéis!

       Durante uma das suas apresentações numa cerimônia em ruas da cidade, ele soltou um grito que fez os motoristas de mais de 60 veículos pisarem no freio. Eles acharam que o som emitido por Xuedong era um alerta de segurança.

       Esse é um cara que verdadeiramente encontrou o tom

      Jeremias era um profeta relutante que precisava encontrar a seu tom. Deus o chamou para pregar a nação rebelde de Judá. O profeta respondeu dizendo que não estava preparado para a tarefa: “Ó, SENHOR meu Deus, eu não sei como falar...” (Jeremias 1:6).

      O profeta era medroso e tímido. Você se identifica?

      Neste caso, podemos aprender com Jeremias. Pois ele foi em frente para proclamar a mensagem impopular de que a corrupta Judá seria destruída (Jeremias 20:4). Três coisas que o ajudaram foram:

  •   a promessa de Deus – “... eu estarei com você para protegê-lo” (1:8).

  •   a Palavra de Deus – “Ele mandou que eu ficasse ali e anunciasse ao povo a mensagem do SENHOR Todo-Poderoso, o Deus de Israel.” (7:2; 19:2)

  •  a capacitação de Deus – “Farei com que você seja [...] como um forte

muro de bronze” (15:20). 

      Em Jeremias, às vezes, lutasse contra o medo e o desespero (20:10,18), ele finalmente encontrou coragem e esperança no Deus misericordioso que “...livra os pobres do poder dos maus” (v.13). E um dia o soberano Senhor lhe deu boas notícias para declarar a Judá: “Eu construirei de novo a nação...” (31:4).

     Jeremias encontrou o seu tom quando se apegou à promessa de Deus, a Sua Palavra e capacitação. Você fará o mesmo?

 

- Tom Felten