18 de Maio

 

Não se desgoste

 

Leia-> Tiago 1:2-8

Meus irmãos, sintam-se felizes quando passarem por todo tipo de aflições. Pois vocês sabem que, quando a sua fé vence essas provações, ela produz perseverança (vv.2-3).

 

      As leis de segregação racial nos Estados Unidos foram impostas na primeira metade do século 20. Até Duke Ellington, astro do jazz, era impedido de se hospedar nos hotéis onde ele e sua banda se apresentavam. Ao lhe perguntarem sobre tal discriminação, ele respondeu: “Usei a energia necessária para me aborrecer para compor algumas canções de blues.” Duke permitiu que a situação horrível e racista forjasse eu caráter.

     É isso que Tiago quer nos mostras em seu livro. Ele lembrou seus leitores de que as provações são inevitáveis (v.2). Tiago queria que entendêssemos o conceito de que as tribulações podem ser usadas para nos ajudar no crescimento e desenvolvimento espiritual (v.3). Ele queria que os seus leitores ao lerem a sua carta, compreendessem que as provações podem forjar o caráter e a fé do cristão. Para isso, três coisas são necessárias:

·                          °  Elas podem forjar o nosso caráter se reagirmos adequadamente diante delas. Nossa reação deve ser de alegria (Tiago 2:2). Tiago não nos disse para alegrarmo-nos com a dor que sofremos, mas para encontrarmos alegria no relacionamento com Jesus e em sermos considerados dignos de sofrer por Ele (Filipenses 1:29).

·                           ° Elas podem forjar o nosso caráter se compreendermos a razão para as nossas provações. Seu propósito é produzir paciência e permitir que esta ajude-nos a sermos cristãos mais maduros (Tiago 1:3-4).

·                            ° Elas podem forjar o nosso caráter se confiarmos inteiramente em Deus. Devemos pedir-lhe por sabedoria e respostas ao enfrentarmos as diversas provações (v.5).

      Deus ainda procura pessoas que não murmurarão diante das provações, mas que permitirão que Ele as use para criar uma bela canção para o mundo. “Quando a sua fé é provada, a sua perseverança tem a oportunidade de crescer”(Tiago 1:3).

 

-Marvin Williams