20 de Maio

 

Dolorosamente perfeito

 

Leia-> Mateus 23:1-24

...Pois vocês dão a Deus a décima parte [...], mas não obedecem aos mandamentos mais importantes da Lei, que são: o de serem justos com os outros, o de serem bondosos e o de serem honestos... (v.23).

 

       Ele sorria e disfarçava a ira que podia explodir em qualquer momento. O pai do meu amigo era complicado, vizinho amável e prestativo, mas controlador e perfeccionista.

      Os filhos ainda estão feridos por nunca estarem à altura, ser incapazes de agir com perfeição ou satisfazer as exigências. A casa deles não tinha manchas, mas o pai era impiedoso, buscava a perfeição e levou seus filhos à destruição.

    Jesus usou palavras duras contra os líderes religiosos fariseus, bons em culpar outras pessoas, sob a perspectiva perfeccionista da obediência à Lei. Ele declarou:  “Amarram fardos pesados e os pões nas costas dos outros, mas eles mesmos não os ajudam, nem ao menos com um dedo, a carregar esses fardos” (Mateus 23.4). As pessoas que caíam sob o peso da Lei do Antigo Testamento e regras criadas pelo homem, não recebiam ajuda nem apoio dos fariseus. Eles davam a “Deus a décima parte mesmo da hortelã, da erva-doce e do cominho,” mas não obedeciam  “aos mandamentos mais importantes da Lei” (v.23), os quais incluíam a misericórdia.

     Jesus é misericordioso. Ao contrário dos fariseus, Ele “dará descanso” e afirmou “que o fardo que Ele nos dá é leve” (Mateus 11:28,30). Você ou alguém que lhe seja próximo é perfeccionista ao extremo? A sua busca por perfeição destrói outras pessoas?  

      Neste caso, é hora de tirar as algemas do perfeccionismo e substituí-las pelo fardo leve e amoroso de Jesus. Glorificamos a Deus ao fazermos o nosso melhor por Ele, mas não significa que seremos perfeitos em tudo.

      Somente Jesus foi perfeito (Hebreus 9:14). Nossos esforços humanos não nos farão perfeitos (Gálatas 3:3). Em vez disso, imitemos o exemplo de graça e misericórdia que Jesus tem com o próximo – especialmente àqueles mais próximos de nós.

 

- Tom Felten