23 de Maio

 

Censurado por violência

 

Leia-> Juízes 2:10-17

...cada um fazia o que bem queria (Juízes 21:25).

 

      O líder do grupa de Jovens declarou:  “A Bíblia está cheia de História violentas e proibidas para menores.”  “É mesmo? Onde?” perguntaram.  “Não vou contar,” disse ele. A Bíblia contém histórias sórdidas. Deus deu ordens a Israel para “destruir completamente” os habitantes da Terra Prometida e tomar o seu lugar em Canaã (Deuteronômio 20:17-18). Por quê? Pelas práticas religiosas pervertidas dos cananeus.

     Porém, os israelitas falharam. O livro de Josué  cita a incapacidade de exterminar os habitantes. O livro de Juízes narra a triste história subseqüente. Os israelitas foram induzidos a cultuar outros deuses e o sexo desempenhos papel importante nesta idolatria (Juízes 2:12,17).

     Os cananeus “adoravam” o deus da agricultura com rituais de fertilidade que envolviam a prostituição cultual. Não admira, que os hebreus achavam tal sistema interessante. O sexo com a prostituta aumentava a produção? Ter um deus que pudesse ser visto, parecia muito bom! Logo, era impossível diferenciar os israelitas dos cananeus e o povo escolhido de Deus estava escravizado pelas tribos que deviam ter aniquilado – por ordem divina.

     Então por que o livro de Juízes, com sua narrativa de devassidão, desagregação e morte, está incluído na Bíblia? Posso citar duas razões principais:

  •         É verdadeiro. O livro de Juízes não descreve a grandeza de uma nação, ele mostra a raça humana como realmente é.

  •         Ele revela os caminhos de Deus. Este livro censurado para menires mostra a libertação inesperada que vem do nosso Deus, infinitamente surpreendente (v.16).

     Quando seguimos a Deus, optamos por Sua ajuda e bênção. Contudo, esse auxílio raramente vem da maneira que esperamos. O livro de Juízes nos dá um vislumbre da Sua criatividade amorosa apesar da nossa obstinada rebeldia.

 

-Tim Gustafson