26 Maio

 

Quem é o meu próximo?

Leia-> Lucas 10:30-37
Então Jesus perguntou ao mestre da Lei: Na sua opinião, qual desses três foi o próximo do homem assaltado? Aquele que o socorreu! – respondeu o mestre da Lei... (vv.36-37).

      “Quem é o meu próximo?” É pergunta relevante para um judeu. Cercado por inimigos durante séculos, os judeus da época de Jesus olhavam com desprezo para os samaritanos mestiços que corriam grandes ricos e se casavam com estrangeiros.
     “Quem é o meu próximo?” É pergunta relevante para nós. Cercados por países pobres com pessoas carentes; que, comem tortas de lama no Haiti, bebem água contaminada na índia e dormem sem mosquiteiro no Burundi, questionamos se deveríamos fazer mais pelos que estão há apenas um clique de distância.
    Jesus respondeu com a parábola do Bom Samaritano. Ao contrário do sacerdote e do levita (Lucas 10:31-32), figuras religiosas ocupadas demais, assustadas ou obviamente egoístas para ajudar um moribundo à beira da estrada, o samaritano desprezado perdeu um dia de viagem e o salário de dois dias, ao levar a vítima de assalto à modesta hospedaria (vv.34-35).
    Jesus concluiu a parábola reformulando a questão. Mudou a pergunta de “Quem é o meu próximo?” para “Em sua opinião, qual desses três foi o próximo do homem assaltado?” (v.36). Jesus transformou o substantivo em verbo, e disse que seja quem for o nosso próximo, o que interessa é exercermos boa vizinhança. Nossa atitude é mais importante do que o número de pessoas que ajudamos.
     Jesus rejeitou a nossa pergunta feita por razões erradas e semelhantes à indagação do judeu, o mestre da Lei que indagou “Quem é o meu próximo?” , para justificar suas atitudes (Lucas 10:29). Nos questionamos para descobrir qual é o mínimo que podemos dar e ainda ser salvos.
    Os egoístas perguntam: “Quem é o meu próximo?”, para ofertar pouco e guardar o restante para si. Os Bons Samaritanos perguntam “Quem precisa da minha ajuda?” Eles reconhecem que não podem salvar a todos, mas estão prontos para servi-los.
 

-Mike Wittmer