7 de Junho

 

  Eletrocardiograma

Leia-> João 3:1-15
Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo (v.3).

     O eletrocardiograma (ECG) é um exame que ajuda o médico a determinar a saúde de seu coração medindo a sua atividade elétrica. O Pedrão destes sinais pode mostrar ao médico se o seu coração está funcionando bem, se está sob estresse ou com problemas. Imagine se todo o que seguidor de Jesus pudesse ter um ECG espiritual hoje? Imagino o que este exame diria sobre nossa saúde espiritual.
     Jesus fez este tipo de exame num homem chamado Nicodemos (João 3). Exteriormente, Nicodemos parecia um homem espiritualmente saudável, e pertencia à classe alta da sociedade judaica. Ele era fariseu (pertencente á seita tigorosa do judaísmo) e conservador em suas crenças religiosas fazia parte do conselho do governo (Sinédrio) e deduz-se que era um rabino. Era sensível às tendências doutrinárias prevalecentes na época e tinha a aparência de um homem de intensa espiritualidade. Conhecida bem a Torá e estava até interessado nos ensinamentos de Jesus.
      Nicodemos veio a Jesus à noite (v.2), temendo intensa crítica e perseguição. Mas Jesus não o criticou. Em vez disso, Ele o encontrou em seu momento de necessidade – Nicodemos precisava nascer de novo. Durante seu encontro com Jesus, Nicodemos descobriu que o seu ECG espiritual nem sequer registrava pulsação cardíaca. Ele estava espiritualmente morte. Sua aceitação da Lei, conhecimento da Torá e sua etnicidade judaica, não eram suficientes para experimentar o reino de Deus. Ele precisava de um novo coração, um que pudesse ser dado por Deus.
      Muitas pessoas dependem de associações religiosas externas – participação nos cultos, amigos da igreja e boas obras – para lhes dar acesso à família de Deus. Mas a única forma de ter acesso ao reino de Deus é através de um transplante cardíaco, no qual Deus retira nosso coração morto e o substitui por um novo (Ezequiel 36:26).
- Marvin Williams