17 de Junho

 

Fraude

Leia-> Atos 5:1-5
Então Pedro disse a Ananias; - Por que você deixou Satanás dominar o seu coração? Por que mentiu para o Espírito Santo?...

       Jerônimo Kervil, negociante de ações no segundo maior banco da França, Société Générale, usou o sistema bancário para fazer transações não autorizadas. Quando foi descoberto, o prejuízo totalizava 55 bilhões de dólares. Para se ter uma idéia, o banco todo valia 25 bilhões de dólares. Isso sim é uma fraude!
      Ananias e sua esposa Safira, os famosos enganadores do Novo Testamento, cometeram um erro semelhante. Venderam um terreno e Ananias, retendo parte do valor, levou “...o restante, depositou-o aos pé dos apóstolos” (v.2), alegando que aquilo era tudo.
     O impressionante é que Safira sua esposa, estava de acordo com a fraude! É por isso que nem sempre podemos confiar nas pessoas ao nosso redor para darem uma orientação ética – especialmente quando elas têm algo a ganhar. Por esse motivo, “O SENHOR fez os pesos e as medidas; por isso quer que sejam usados com honestidade” (Provérbios 16:11).
     Como Deus estabelece os padrões, não é surpresa alguma que Ele leva a sério quando nós não os consideramos. Uma falta de integridade envolve escolher a influência de Satanás sobre a influência do Espírito Santo. Você pensa que isso é forte demais? Quando Ananias mentiu, Pedro perguntou, “...Por que você deixou Satanás dominar o seu coração? Por que mentiu para o Espírito Santo?...” (Atos 5;3).
      Mentir ao Espírito Santo não é somente errado, é o crime impossível – nunca nos livramos dele. A Bíblia adverte, “...E fiquem sabendo que vocês serão castigados por causa dos seus próprios pecados” (Números 32:23). A confrontação é certa, e para Ananias foi mortal – “...caiu morto...” (Atos 5:5).
      Duvido que Ananias tenha visto sua mentira como uma ofensa grave a Deus. Ele provavelmente pensou, “Não é nada demais. Minha esposa acha que está tudo bem, e ninguém vai descobrir.” Ele não sabia que “A pessoa honesta anda em paz e segurança, mas a desonesta será desmascarada” (Provérbio 10:9).
- Jennifer Benson Schuldt