28 de Junho

 

O Deus que vê
 

Leia-> Gênesis 16:1-16
Então Agar deu ao SENHOR este nome: “O Deus que vê... (v.13).

      Radiobaliza de Localização Pessoal (PLB) são aparelhos de salvamento usados por pessoas envolvidas em atividades terrestres ao ar livre. Transmitem os sinais de rádio que são detectados por 12 satélites na órbita terrestre. Os satélites retransmitem estes sinais às estações que processam e determinam a localização e o proprietário do aparelho. Em seguida, a informação é repassada à equipe de busca e salvamento.
       Mesmo sendo tão útil, este aparelho não teria ajudado Agar. Pois ninguém parecia se importar o suficiente com ela e com o seu recém-nascido para monitorar sua localização e progresso no deserto. Ninguém exceto El Roi.
     O livro de Gênesis 16 começa com Sarai armando um plano para ajudar Deus a cumprir Sua promessa de permitir que os descendentes de Abraão fossem numerosos como as estrelas. Mas havia um problema – Sarai não podia engravidar (v.1). Ela provavelmente via a si mesma como o elo fraco no plano de Deus, e ofereceu sua serva, Agar, ao marido. Quando Agar engravidou de Abraão, e começou a exibir sua superioridade em “procriar”, Sarai zangou-se e começou a maltratar Agar (v.6).
      Agar fugiu para o deserto, sentindo o desespero e o desânimo. O Anjo do Senhor a encontrou e fez-lhe algumas perguntas, e ordenou que desse à criança o nome de Ismael ( que significa “Deus ouve”). Então ele a enviou novamente a Sarai. Entretanto, antes de deixar aquele lugar, Agar deu o nome de El Roi ao Senhor, que significa “Tu és Deus que vê”. Isto implicava que Deus viu sua situação com perfeita clareza e que ela era o alvo de Sua maravilhosa atenção.
     No deserto de aflição e miséria, confie que Deus vê a sua situação com perfeita clareza e lhe concede Sua presença viva (Gênesis 28:15), provisão (v.20) e proteção (Deuteronômio 2:7).
-Marvin Williams