10 Julho

 

 Feito pela fé

 

Leia-> Gálatas 3:1-6

...Na minha pregação a vocês eu fiz uma descrição perfeita da morte de Jesus Cristo na cruz; por assim dizer, vocês viram Jesus na cruz (v.1).

 

      O que acontece quando você escolhe 13 não-cristãos e os faz viver conforme as instruções bíblicas por três semanas? O reality-show britânico Make me a Christian (Torne-me um Cristão) tentou responder essa pergunta.

    Entre os competidores incluíam-se: um ciclista ateísta e uma professora primária lésbica. Eles foram mentoreados por quatro clérigos: um anglicano, um católico, um evangélico e um pentecostal.

     Apesar da bizarra estratégica para apresentar Jesus aos não-cristãos, alguns competidores afirmaram que pretendiam “aprender mais sobre o cristianismo.” O apóstolo Paulo proferiu palavras duras aos gálatas que tentaram se tornar cristãos” através das obras (Gálatas 3), e lhes fez quatro pergunta:

 

1 Vocês receberam o Espírito Santo pela obediência às leis de Moisés (3:2). A resposta era não, pois a habitação do Espírito Santo vem pela fé.

2 Por que vocês tentam se tornar perfeitos através do próprio esforço? (v.3). Os gálatas seguiam estupidamente as orientações dos judaizantes que lhes diziam que eles poderiam progredir espiritualmente através das obras e fatores externos, não pela graça e pelo trabalho do Espírito Santo em nós.

3 Vocês enfrentaram tantas dificuldades por nada? (v.4). O povo de Paulo havia sido perseguido por causa da sua fé alicerçada na graça. Se tivessem voltado a seguir a Lei Mosaica, negando a graça, teriam sofrido por nada.

4 Deus lhes dá o Espírito Santo e realiza milagres entre vocês porque obedecem á lei? (v.5). A resposta dele: “É claro que não!” Os milagres não eram da lei, mas se referiam ao ouvir, que conduz á fé.

    Às vezes, podemos perder de vista o fundamento de nossa própria fé, e achar que ela se fundamenta na prática do que é correto. A verdade? Nossa fé flui da maravilhosa graça. Somente Deus pode tornar alguém cristão.

-Tom Felten