20 Julho

 

Hoje e no futuro

 

Leia-> Tito 2:1-15

Aconselhe também os homens mais jovens a serem prudentes. Você mesmo deve ser, em tudo, um exemplo de boa conduta...(vv.6-7).

 

    Você deve admiraras maneiras criativas que as pessoas demonstram o amor de Deus ao próximo. Recentemente, me impressionei ao descobrir sobre o ministério de compaixão de minha amiga para os estudantes universitários. Adolescentes e jovens vão a casa dela para as refeições, orientação, e para aprender com o seu exemplo. Como moram longe, eles agora têm um “lar” e uma “mãe” por perto.

    Quando elogiei minha amiga por servi-los, ela explicou que seus esforços se concentravam no hoje e no futuro. Ela os ama e incentiva hoje da forma como espera que outros cristãos amem seus próprios filhos no futuro – quando estiverem na faculdade.

    Paulo “acolheu” um jovem pupilo, Tito, e mostrou-lhe as “cordas” do amor e da orientação ao próximo. Ele enfatizou que este jovem líder na Ilha de Creta deveria “...ser, um tudo, um exemplo de boa conduto...”(Tito 2:7).

    O objetivo do apóstolo era que Tito ensinasse e acompanhasse cada vez mais os cristãos de todas as idades (vv.2:4,6) e fizesse as obras de um cristão maduro para que eles por sua vez “as praticassem” (v.15). Esta estratégia de “multiplicação” foi posta em prática originalmente pelo próprio Jesus ao estabelecer a Grande Comissão da igreja (Mateus 28:18-20; Atos 1:8). À medida que os círculos concêntricos de cristãos se expandiam, mais pessoas se convertiam e iniciavam seus próprios movimentos – ensinando outros e praticando atos que fluem de uma fé autêntica (Tito 2: 11).

    Que ondas você tem produzido? Quem você incentivou a mergulhar mais fundo nas verdades espirituais? À medida que amamos e levamos outros a Jesus, ensinando-lhes Seus caminhos, estarem fazendo o que a minha amiga apaixonada por servir os estudantes gosta de fazer – investir em jovens cristãos hoje para que possam discipular jovens cristãos no futuro.

- Tom Felten