25 Julho

 

Velho fiel

 

Leia-> Josué 14:1-14

Fiz o melhor que pude na corrida, cheguei até o fim, conservei a fé (2 Timóteo 4:7).

 

      Billy Graham pregou pessoalmente para mais pessoas do que qualquer outro evangelista no século 20. Ele proclamou as boas-novas para aproximadamente 100 milhões de pessoas em suas cruzadas, com cerca de três milhões de convertidos. Numa entrevista a NBC em junho de 2005, perguntaram-lhe como gostaria de ser lembrado. Billy Grahan, na época com 86 anos, respondeu: “Espero que digam que ele foi fiel.”

     Calebe também era um octogenário que desejava servir fielmente a Deus. Em Josué 14, ele recordava que há 45 anos, como espia de Israel, ele tinha apresentado um “relatório verdadeiro” para que tomassem posse da terra de Canaã (v.7). Porém, devido à descrença da nação na época, não seguiram o seu conselho e todos os que tinham 20 anos ou mais morreram no deserto – exceto Calebe e Josué (Números 32:11-12). Agora, na velhice, Calebe reconhecia que Deus o manteve vivo por todos aqueles anos no deserto para que pudesse desfrutar do lar prometido por Deus em Canaã (Números 14:24).

    Deus é fiel. Calebe também foi. Por três vezes as Escrituras afirmam que Calebe “...obedeceu fielmente ao SENHOR, o Deus de Israel” (Josué 14:8-9,14). Em outras passagens, Calebe é constantemente descrito como alguém que sempre foi fiel a Deus (Números 14:24; 32:12; Deuteronômio 1:36).

   Nenhum de nós sabe quanto tempo de vida terá. Alguns podem chegar aos 85 anos ou mais. Entretanto, a questão não é a duração, mas a profundidade da nossa fidelidade a Deus. Será que quando atingirmos a idade avançada poderemos dizer: “...mas eu obedeci fielmente ao SENHOR, meu Deus” (Josué 14:8). As palavras que vêm da parte de Deus a seguir afirmam: “...Calebe tem um espírito diferente e sempre tem sido fiel a mim” (Números 14:24). Busquemos esse tipo de fidelidade na vida (Mateus 25:21).

-K. T. Sim