27 Julho

 

Estática

 

Leia-> Isaías 59:1-15

Pois são os pecados de você que os separam de seu Deus, são as suas maldades que fazem com que ele se esconda de vocês e não atenda as suas orações (v.2).

 

     Adoro as conveniências da tecnologia – especialmente os telefones sem fio, pois propiciam a mobilidade sem o empecilho de enroscar nos fios. No entanto, a pesar de desfrutar dessa liberdade, muitas vezes tenho que lidar com um incômodo – o ruído crepitante da estática. Estes problemas acontecem principalmente quanto me distancio da base do telefone. Quando mais longe, maior a dificuldade para ouvir e compreender meu interlocutor.

     Da mesma forma, quando mais nos distanciamos de Deus – nossa fonte de vida e força – maior a estática espiritual que enfrentamos, e não conseguimos ouvir a Sua voz.

    A Bíblia contém uma lista dos itens que nos afastam de Deus. O primeiro item negativo é o pecado (Isaías 59:2). Isaías disse que pecados e iniqüidades separaram o povo de Deus dele, e que Ele escondeu Sua face – conseguintemente Deus não “responde” aos seus apelos.

    O egoísmo é o segundo obstáculo que cria o afastamento (v.4). Tiago afirmou que Deus não respondeu as orações do Seu povo porque eles pediram com a motivação errada – para que pudessem gastar com prazeres (Tiago 4:3). A rebelião é o terceiro caminho destrutivo que provoca a estática espiritual (Isaías 59:13). O povo de Deus desobedeceu aos Seus mandamentos com arrogância e quando os inimigos os atacaram, eles clamaram a Deus. Porém Deus recusou-se a ouvir suas preces (Deuteronômio 1:43-45).

    O quarto obstáculo a comunicação é a injustiça (Isaías 59:9,11,14-15). Deus disse que não olharia para Seu povo, pois este não defendia a causa dos oprimidos, órfãos e viúvas. (Isaías 1:15-17).

     O último entrave que provoca a estática relaciona-se à nossa fonte pessoal de energia: a falta de fé (Tiago 1:6-7). Aproximemo-nos de Deus nossa fonte de vida e força, vivenciando a humildade, justiça, sinceridade e fé.

-Marvin Williams