1º Agosto

 

Antes de entrar

 

Leia-> Salmo 15

Ó SENHOR Deus, quem tem o direito de morar no teu Templo? Quem pode viver no teu monte santo? (v.1).

 

    Antes de irmos ao mercado, muitos de nós fazemos uma lista. Antes de nos exercitarmos, temos o bom hábito de nos alongarmos. Antes de viajarmos, fazemos as malas de acordo com os dias que ficaremos fora, e clima do local de destino. Antes de trazermos um bebê para casa, compramos móbiles coloridos e um bom estoque de fraldas e lenços umedecidos. Praticamente tudo que fazemos requer algum tipo de preparação – inclusive a adoração a Deus. Davi fala exatamente sobre isso no Salmo 15.

    O salmo começa com duas perguntas que vão fundo na alma: “Ó SENHOR Deus, quem tem o direito de morar no teu Templo? Quem pode viver no teu monte santo?” (v.1). A resposta que ele dá a estas questões traz pelo menos mais quatro perguntas que nos ajudam a nos preparar para a adoração:

·         Meu caráter é verdadeiro? (v.2). Davi disse o “...que vive uma vida correta...”, ou seja, aqueles cujo caráter não é marcado por falhas morais e éticas – corrupção e incoerência – estão preparados para adorar.

·         Meus relacionamentos estão bem? (v.3). Um sinal de que um relacionamento está ferido é o uso de palavras que ferem. A pessoa que calunia o nome e o caráter de alguém com palavras cruéis e fofocas maldosas não está preparado para adorar.

·         Honrei todos os meus compromissos? (v.4). A pessoa está pronta para a adoração, particular e publicamente, quando mantém sua palavra sempre.

·         Ganho e uso meu dinheiro de modo honrado? (v.5). Deus ordenou Seu povo a não tirar vantagem dos marginalizados na sociedade, e não deveria ser cobrado juros altos demais nem aceitar subornos à custa da verdadeira justiça. Pense nisso: Estou dando mais valor ao dinheiro do que às pessoas?

    Antes de iniciar a adoração particular ou público, permita que o Espírito Santo analise o seu caráter.

- Marvin Williams