8 Agosto

 

Coisas do coração

 

Leia-> Provérbios 4:20-27

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida. Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos (v.23 RA).

 

     Nosso coração bate aproximadamente 70 vezes por minuto. Logo em um ano ele bombeia entre 3,5  7 milhões de litros de sangue por nosso corpo – dependendo de nossas atividades. Desempenha em 12 horas esforço suficiente para erguer um trem de 70 toneladas a 30 cm do chão. Firmes e silenciosos, eles nos mantêm vivos.

     Por isso o texto  “...guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Provérbios 4:23 RA) faz muito sentido. Se o coração falhar, o corpo todo se desligará. E se o nosso coração estiver saudável, poderemos fazer coisas incríveis.

    Com freqüência, a Bíblia se refere ao coração como mais do que um órgão humano, O coração representa o centro das nossas emoções, pensamentos e raciocínios. Lemos no livro de Mateus 15: 18-19 que  “...o que sai da boca vem do coração [...] Porque é do coração que vêm os maus pensamentos.”

    Tendo isso em mente, com que intuito devemos guardar o coração? A expressão “Sobre tudo o que se deve guardar...” pode ser interpretada como com toda diligência (Provérbios 4:23 RA). Em outras palavras, deveríamos assumir uma postura proativa e honesta para manter o nosso coração saudável. Para o coração físico, significa fazer exercícios regularmente, manter uma dieta saudável e fazer exames médicos periódicos. Quanto às necessidades do nosso coração espiritual:  como mantemos uma nutrição saudável com a Palavra de Deus? Como enchemos as nossas mentes? Há pecados obstruindo a nossa comunicação com Deus?

    É hora de seguirmos o conselho de John Edwards: “Certifique-se que o foco de sua dedicação seja o coração; e a imagem de Deus seja plantada nele; Seus interesses sejam concretizados; o mundo e a carne sejam subjugados; o amor pelo pecado seja lançado fora; e que ali cresça o amor pela santidade.”

-Poh Fang Chia