13 Setembro

 

De volta ao lar

 

Leia-> Rute 3

...O senhor é nosso parente chegado e por isso tem o dever de me proteger (v.9).

 

    Sua casa fora retomada pelo banco, ela perdera o emprego e não manteve os pagamentos da hipoteca em dia.

   Ao participar do leilão no qual sua casa seria vendida, ela, em meio às lagrimas, relatou seu drama a uma pessoa completamente desconhecida, Marilyn Mock. A desconhecida, num  ato de compaixão, de repente começou a dar lances pela propriedade. No final, deu o lance vencedor, e entregou as chaves da casa à proprietária original. Esta, agradecida por sua propriedade recuperada, voltou para a casa e agora está efetuando os pagamentos à arrematadora.

   Noemi e a sua nora Rute, tinham voltado para casa em Belém – após passarem por sofrimentos na terra de Moabe. A duas mulheres eram viúvas numa sociedade patriarcal, e não tinham esperança, nem tampouco um lar (Rute 3:1). Porém, Rute fez um belo e misterioso pedido a Boaz, membro da família estendida da sua sogra  (Rute 3:9). Como diz um comentarista: “Ela havia se colocado sob a proteção de Javé (Rute 2:12), e agora pedia para ser colocado sob a proteção de Boaz.”

   A palavra proteger usada no versículo 9 é usada também como “proteção” em Rute 2:12. Rute estava literalmente pedido a Boaz que a protegesse! E ele o fez. No dia seguinte recuperou as terras de Noemi – seu lar – e abriu caminho para que Rute se tornasse sua noiva (4:9-10).

   Enquanto refletimos sobre as atitudes de uma redentora da atualidade, Marilyn Mock, e o antigo exemplo de Boaz, é importante reconhecer o próprio “redentor da nossa família” –Jesus. Ele permitiu que fôssemos salvos da maldição do pecado e da morte, estendendo sua “proteção” redentora sobre todos aqueles que nele creem, através do Sua sacrifício supremo na cruz. “...Cristo, tornando-se maldição por nós, nos livrou da maldição imposta pela lei...” (Gálatas 3:13).

   Através de Jesus, a comunhão com Deus foi restaurada. Fomos remidos e estamos espiritualmente em casa, novamente.

-Tom Felten.