22 Setembro

 

Sofrimento perfeito

 

Leia-> Hebreus 2:9-18

...tornou Jesus perfeito por meio do sofrimento. Deus fez isso a fim de que muitos, isto é, os seus filhos, tomassem parte na glória de quem os guia para a salvação (v.10).

 

    “Aqueles que pregam a prosperidade não duram muito onde há perseguição, e simplesmente vão embora.” Em seu livro Chamado para Dor e Alegria (Edições Vida Nova) Ajith Fernando capta duas realidades da fé cristã: (1) Jesus sofreu; (2) aqueles que nele creem também sofrerão.

    Ao contrário dos falsos mestres que pregavam “saúde e prosperidade,” Jesus ensinou que Deus usa o sofrimento o nosso bem. Em Hebreus 2:10 lemos que Jesus se tornou perfeito “por meio do sofrimento”. Isto não significa que Jesus não era perfeito, pois Ele é Deus Filho. Mostra, no entanto, que a morte permitiu que Ele conhecesse o estágio final da experiência humana – dando-lhe melhor condição de se identificar com nossas batalhas (Hebreus 5:8).

    O apóstolo Paulo foi aperfeiçoado através da dor. Ele orou três vezes para que Deus retirasse o que o atormentava. Contudo, Deus permitiu que o espinho permanecesse nesse, dizendo: “A minha graça é tudo o que você precisa, pois o meu poder é mais forte quando você está fraco” (2 Coríntios 12:9). A resposta de Paulo? “Eu me alegro também com [...] os sofrimentos [...] por causa de Cristo. Porque, perco toda a minha força, então tenho a força de Cristo em mim” (v.10).

     Jesus se identifica conosco e nos ajuda, pois também enfrentou provações, e “...pode ajudar os que são tentados, pois ele mesmo foi tentado e sofreu”  (Hebreus 2:18). Ele “...compreende as nossas  fraquezas, [...] [pois] foi tentado do mesmo modo que nós...” (Hebreu 4:15). Você está sofrendo? Não lute contra isso como alguém sem esperança. Não acredite nas mentiras dos falsos mestres que afirma de maneira incorreta: “Você precisa de mais fé para vencer suas batalhas.”

    Em vez disso, aceite o seu sofrimento como uma dádiva de Deus – para aperfeiçoar sua fé nele. (Hebreus 12:2).

-Tom Felten