2 Outubro

O Senhor é rei

Leia-> Salmo 93
O SENHOR Deus é Rei. Ele está vestido de majestade e coberto de poder. A terra está firme no seu lugar e não pode ser abalada (v.1).


    Os sistemas do nosso mundo parecem cada vez mais vulneráveis. Crises bancárias e hipotecárias minaram a confiança dos consumidores. Os ataques terroristas ao redor do mundo despertam novos medos. Políticos e líderes religiosos corruptos continuam a produzir descrenças. A economia instável ao redor do mundo trouxe o medo e o estresse à vida de muitas pessoas. Estes sentimentos de vulnerabilidade e dúvida fazem alguns cristãos se perguntarem se Deus ainda é o Rei de todos.
Há muitos anos, quando o reconhecimento do reinado de Deus era questionado pelo Seu povo, o salmista escreveu um salmo real que os assegurava que o Senhor ainda era rei. Ele começou dizendo “O SENHOR Deus é Rei...” (Salmo 93:1). Ele usou o termo Javé, que simbolizava o nome de Deus e a aliança para indicar que Ele estava reinando. Era o nome que comunicava ao povo de Deus que Ele reinaria para sempre e protegeria o Seu povo continuamente. O salmista também declarava que não havia outro deus que se qualificava como rei além do Senhor.
    O texto em hebraico na verdade diz: “O Senhor está se tornando rei” Espere aí! Quer dizer que houve um tempo em que Ele não era rei? Claro que não! Com esta frase, o salmista dizia que o reconhecimento e a afirmação do governo do Senhor se concretizara mais entre o Seu povo. Após a sua visão ter sido temporariamente obscurecida por atribulações, caos e incerteza , eles estavam renovando e aceitando o Seu reinado e entronizando-o em seus corações (v.2).
    O Senhor reina sobre a criação e o caos no mundo, apesar de às vezes, pensarmos que não (vv.3:5). Mais ainda, Ele deseja habitar e reinar nos corações de Seu povo. Entronizemos o Senhor novamente e rendamos todas as áreas de nossas vidas à Sua soberania.
-Marvin Williams