31 Outubro

Cinco solas

Leia-> 2 Timóteo 3:14-17
Quando a você, continue firme nas verdades que aprendeu...(v.14).

     
No dia 31 de outubro, os Estados Unidos, Reino Unido e vários países europeus comemoram o Halloween. O Dia das Bruxas tem suas origens no antigo festival celta, e acreditava-se que, neste dia, a fronteira entre o mundo dos vivos e dos mortos se dissolvia. Na sequência, os mortos poderiam causar problemas, como doenças, nos vivos. O Halloween hoje é uma indústria multimilionária para os varejistas.
    Mas para os cristãos, o dia 31 de outubro também celebra o Dia da Reforma. Em 1517, Martinho Lutero pregou suas 95 Teses na porta de uma igreja em Wittenberg, Alemanha. Seus escritos desencadearam a Reforma Protestante na Europa. Ele e outros reformadores criaram cinco “solas” que eles definiram como essenciais à crença e prática cristã: sola Scriptura (somente as Escrituras), sola fida (somente por fé), sola gratia (somente pela graça), solus Christus (somente por Cristo) e soli Deo gloria (somente para glória de Deus).
      Os reformadores reiteraram o que Paulo escreveu 15 séculos antes:
     • Sola Scriptura. “Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro [...] E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto parra fazer todo tipo de boas ações” (2 Timóteo 3:16-17).
     • Sola fida, sola gratia, solus Christus e soli Deo gloria. As Sagradas Escrituras “...podem dar a sabedoria que leva à salvação, por meio da fé em Cristo Jesus” (v.5). Somos justificados (salvos perante Deus) pela graça (favor imerecido) através da fé, sem necessidade de boas obras (Efésios 2:8-9); pois Cristo é o único mediador entre Deus e o homem ( 1Timóteo 2:5). Tudo isso somente para a glória de Deus.
     Neste dia 31 de outubro, reafirmemos estas solas da fé cristã e reflitamos sobre o que significam para nós (v.14).
-K. T. Sim