4 de Novembro

 

Seu nome

 

Leitura Bíblica: João 10.1-6,012-16

 

Ele chama as suas ovelhas pelo nome (Jo 10.3).

 

       Uma oportunidade singular na minha vida e na de outros companheiros cristãos: pregar o evangelho na antiga Casa de Detenção na Avenida Tiradentes, em São Paulo. Jovem advogado, atraía a atenção de alguns detentos que, às quartas-feiras, ouviam a exposição da Palavra de Deus. Houve conversões que o tempo mostrou que eram genuínas e frutíferas. Diversas vezes temos notícia da conversão de presidiários nas cadeias de nosso país.

     Foi, de certo modo, a repetição do que ocorreu na cadeias de Filipos, onde Paulo e Silas  testemunharam de Cristo anunciando o evangelho aos detentos. O carcereiro e sua família se converteram (At 16.30-31).

     O que fascina quem se dispõe a anunciar a graça de Cristo é verificar a suficiência do poder do Salvador, com força para alterar vidas contaminadas por toda sorte de crimes.

     No texto de hoje, amado por milhões em todo o mundo, vemos Jesus falando de si mesmo por metáforas, simples figuras de linguagem, para atingir os corações de todos os seus ouvintes. Confira esta lição preciosa: 1 - Jesus se apresenta como o Bom Pastor (v.14), uma das mais exatas qualificações de seu perfil e personalidade. Ele, como ninguém, é um apascentador de ovelhas. 2 -  Seu envolvimento é pessoal e individualizado: "Conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem" (v.14). 3 - Disse mais: "dou a minha vida pelas minhas ovelhas" (v.15). Não precisava fazê-lo, mas o fez por imposição de sua graça e amor pela humanidade. 4 - Demonstra, igualmente, o seu cuidado: "É necessário que eu as conduza" (v.16). Ninguém será abandonado se vier ao seu encontro. Ninguém será abandonado se vier ao seu encontro. Você faz parte do rebanho do Senhor? Grandes multidões estão fora, errantes pelos tortuosos caminhos do mundo. Fique atento. Jesus vai chamá-lo pelo nome. Vai conduzi-lo aos campos verdade da comunhão com ele e às águas tranqüilas de seu amor. Venha! O portão de seu redil está aberto. Há lugar para você em seu rebanho e no coração desse amorável Bom Pastor. - CT

 

        Jesus conhece o seu nome. Você conhece Jesus?