5 de Novembro

 

Só Jesus!

 

Leitura Bíblica: Marcos 9.1-8

 

Quando olharam ao redor, não viram mais ninguém, a não ser Jesus (Mc 9.8).

 

     O aparecimento de Elias com Moisés ao lado de Jesus foi impressionante demais para o discípulo Pedro. Imagine - Jesus transfigurado, suas vestes resplandecentes! Ao lado dele dois vultos da história: Moisés, o venerado líder em Israel e Elias, o grande profeta de Deus! Não agüentou ficar sem falar. Impensadamente, sugeriu que se fizessem três tendas: uma para Jesus e outras para Moisés e Elias.

    Aparentemente, Pedro se esqueceu de que Jesus era o Messias vindo de Deus e não mero homem. Deus o corrigiu, declarando: "Este é meu Filho amado. Ouçam-no." A nuvem se dissipou e imediatamente viram apenas Jesus.

     Hoje facilmente colocamos outras considerações em lugar de Cristo, bem como pessoas, poderes e problemas.

    Na verdade, vivemos em meio a muitas pessoas, sejam familiares, vizinhos colegas ou  o povo em geral. O homem é um ser social e tende a valorizar as pessoas mais que Jesus. Por exemplo, um pai quer seu filho por perto e o impede de sair para servir a Deus. Outros há que endeusam algum vulto na história: ainda outros, uma figura política. Mas Jesus deve estar em primeiro lugar, pois Ele é Deus.

     Nossa posição pode ocupar nossa atenção demasiadamente. Pais muito autoritários podem amargurar os filhos. Alguém. investido de uma posição importante na igreja, envaidecendo-se, pode ofender os outros, como no caso de Diótrefes, que gostava "de ser o mais importante" entre os irmãos (3Jo 9). Nossa posição não deve ser usada para servir a nós, mas para servir a Deus no lugar em que nos colocou.

     Ainda, nossos problemas podem impressionar-nos mais do que Cristo. Um pastor perguntou: "Qual é seu problema Ponha Deus entre você e seu problema." Jesus tinha diante de si um grande problema: como beber o cálice dos nossos pecados, morrendo na cruz? Quando orou ao Pai: "Seja feita a tua vontade", venceu. Morreu - e ressuscitou! - TL

 

   O que importa na vida é que Cristo predomine.