30 de Novembro

 

Confiança

 

Leitura Bíblica: Salmo 23

 

Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida (Sl 23.6).

 

     Olhou para o céu sem nuvens e viu as luzes piscantes das estrelas. Estendeu o olhar ao redor e notou que todos dormiam: os ajudantes do rebanho, as ovelhas, os animais do campo, os moradores da aldeia vizinha. Ouviu o profundo silêncio da noite, cortado pelo uivo longínquo de algum lobo errante. Pensou: somente dois não dormem, eu e Deus, o grande pastor que cuida de mim. Esse quadro, imaginário ou real, poderia ter ocorrido em qualquer tempo ou lugar. Retrata, antes de tudo, a relação de segurança do homem que confia no Criador e sua alegria por ser partícipe do rebanho do Senhor. Vivemos no século XXI e o cenário, diante de nós, principalmente para quem vive nas grandes cidades, nada tem a ver com a cena bucólica e pastoril ora descrita; no entanto, o coração de quem serve a Deus tem o mesmo sentimento e a mesmo disposição do coração do pastor referido. A mensagem deste salmo, lida, relida, proclamada e divulgada milhões e milhões de vezes em todas as partes e por todas as gerações, enfoca, de um lado, a afirmação do amor de Deus pelo homem e o cuidado divino que dispensa aos que são seus filhos. E, por outro lado, demonstra uma inequívoca confiança naquele que é o Pastor que nos alimenta, que cuida de nós, que nos guia e nos consola.

      Vocês já assegurou o seu lugar no rebanho do Senhor, ou ainda caminha sem sentido como ovelha desgarrada? Você pode dizer com absoluta convicção que o Senhor é o seu pastor?

       Quais são os pastos onde você alimenta a sua alma? No amontoado das filosofias humanas? Qual o ribeiro de água onde você satisfaz a sua sede espiritual? No rio caudaloso do misticismo e das religiões?

      Confie nesse Pastor, expressão de amor e cuidado por nós, e a fidelidade dele honrará para sempre e sua confiança. Aí, sim, você será conduzido aos pastos verdejantes de sua amor e ao remanso tranqüilo das águas de suas bênção. - CT

 

     Deus retribui com zelo e amor e confiança que nele depositamos.