7 de Dezembro

 

Por que mentir?

 

Leitura Bíblica? Isaías 28.14-18

 

Mantém longe de mim a falsidade e a mentira (Pv 30.8).

 

      Comentando que a mentira é uma necessidade em nossa vida diária, um especialista na área do comportamento disse: "Mentimos para proteger os nossos interesses e os dos outros. Mentimos para continuar a amar os nossos próximos, e para que eles continuem a nos amar. Mentimos para preservar a nossa imagem, mentimos para valorizar a nossa pessoa ou para seduzir. A mentira é um mal necessário, inerente á vida social."

      A mentira não é um amortecedor da vida, nem um escudo protetor e muito menos um lubrificante para desembaraçar relacionamento. Quando a Bíblia fala da mentira, ela é oposta à verdade que ressalta todos os danos da mentira.

     A Verdade é a pessoa do Senhor Jesus Cristo, Deus é único e verdadeiro e o Espírito Santo é o Espírito da Verdade. É por isso que a Bíblia não só proíbe a mentira como também ainda exorta que fujamos dela a ponto de não sermos alcançados.

     A mentira é um mal que escolhemos com plena possa da nossa saúde mental. A mentira é a negação de que Jesus Cristo é a Verdade, pois se ele nos comprou com seu precioso sangue, a verdade deve estar inserida até em nossa corrente sanguínea. Não é possível consertar qualquer coisa na vida, por mais simples que seja, com a mentira. Quem usa a mentira será conduzido por ela até não poder mais escapar das conseqüências desastrosas se falar a verdade.

    A mentira não consiste somente de palavras, mas é uma escolha espiritual e um ato contrário à verdade. A mentira não é um mal necessário, mas um mal de que poucos conseguem afastar-se o suficiente para não serem laçados.

    A ordem de Deus para nós contra a mentira é direta e exige obediente plena: "Cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade" (Ef 4.25). Não existe maior louvor e exaltação a Deus do que a obediência às suas ordens. Que o Espírito da Verdade nos conduza sempre na verdade. - MLN

 

    Com a verdade, na verdade e somente a favor da verdade.