15 de Dezembro

 

Perdas

 

Leitura Bíblica: 1 Samuel 1.9-18

 

Sou uma mulher muito angustiada (1Sm 1.15).

 

      Ana, do nosso texto, não comia, pois não ter filhos, enquanto sua rival os tinha, doía no seu coração. "Com a alma amargurada, chorou muito e orou ao Senhor" (v 10). Em meio à mágoa fez um voto a Deus, que , se lhe desse um filho, o entregaria ao Senhor. E Deus lhe deu um filho! Samuel serviu a Deus por muitos anos como profeta em Israel.

     O sentimento de perda certamente atinge os enlutados. Mas outros a sentem também. Como o dono de uma empresa que, seguindo seu plano, com satisfação entregou a direção a seu filho. Mas depois passou a sentir-se deprimido e não compreendia a razão. Finalmente, entendeu que foi quase como se perdesse um ente querido da família. Resolveu alcançar outros alvos e sentiu-se realizado, apesar de ter suas forças diminuídas pela idade.

     Muitos pais, depois da alegria de verem os filhos sair de casa em casamento, sentem a falta deles. Outros ficam magoados quando diminui alguma capacidade física ou metal. Um amigo nosso ficou abalado  quando pela idade teve de deixar de dirigir seu carro. Uma senhora se aborrecia quando notava que era vítima da doença de Alzheimer, sem poder algum de sustar o enfraquecimento da memória. A dor emocional só diminuía com o avanço da doença. O marido dela, porém, não podia escapar á dor, lembrando continuamente da lenta perda da esposa querida.

     No caso da Ana, Deus removeu a razão da mágoa. Mas quando a causa continua, os que se sentem entristecidos podem achar sua consolação na Palavra de Deus. Nela vemos como o Pai celestial também perdeu seu Filho Jesus quando este veio ao mundo morrer por nós. Por isso, o Pai é o "Deus de toda consolação" (2Co 1.3). Podemos ajudar os aflitos com a consolação que recebemos do Pai quando o seu conforto passa através de nós aos desalentados. Paulo animou os cristãos perseguidos: "Se somos confortados, é para consolação de vocês, a qual lhes dá paciência" (2Co1.6). - TL

 

                Quando a vida está vazia,

                  Deus quer preenchê-la.