19 de Dezembro

 

Equilíbrio

 

Leitura Bíblica: 1 Tessalonicenses 5.5-9

 

Tenha um conceito equilibrando, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu (Rm 12.3).

 

       Já notou como manter o equilíbrio é difícil?  O equilíbrio é aquela atitude ou posição que nos mantém no centro entre os extremos. No circo, uma das atrações que mais chama a atenção é a do equilibrista. Ele anda de um lado ao outro em cima de uma corda fina, com cuidado para não pender para extremos, esforçando-se para manter o equilíbrio.

       O Novo testamento chama o equilíbrio de sobriedade, temperança ou domínio próprio porque é fruto da maturidade e da experiência da vida cristã. Precisamos dele em todos os setores da vida. Na capítulo dezoito do livro Provérbios, o primeiro e o último versículo estabelecem o difícil equilíbrio na questão dos relacionamentos. O primeiro versículo diz: "Quem se isola busca interesses equilibra a balança ao dizer: "Quem tem muitos amigos pode chegar à ruína, mas existe amigo mais apegado que um irmão."

      Os finais de semana são tempos em que você tem a oportunidade de verificar como tem agido em relação a esses dois possíveis desvios da verdadeira comunhão. Se você vai à igreja mas não se abre para o convívio, para a comunhão com os irmãos, segundo Provérbios possivelmente você só tem interesse em si mesmo, ou seja, caiu no extremo do egoísmo. No entanto, se você participa de todos os trabalhos e atividades na igrejas e tem contato com todos, mas não tem tempo para algumas pessoas em especial, cuidado! Essa correria pode estar escondendo uma dificuldade em estabelecer relacionamentos profundos e verdadeiros. "Existe amigo mais apegado do que um irmão". Quando criamos um relacionamento íntimo e transparente com os outros sem os extremos do egoísmo ou da superficialidade. Que Deus o ajude a conseguir e manter o verdadeiro equilibro. - MLN

 

     O equilíbrio se compõe de conhecimento, sobriedade e maturidade uma vida na luz do Senhor Jesus.